Você já parou para pensar que porque o símbolo do Imposto de Renda é um leão? Para o Dr. Eurico Teles, toda vez que inicia o período de declaração do imposto de renda, é comum que as pessoas façam referência ao animal. Caso você queira saber quando começou essa associação, basta prosseguir com a leitura para descobrir mais sobre este fato curioso. Acompanhe.
Voltando ao tempo
Para entendermos a relação do leão com o Imposto de Renda, precisamos voltar um pouco no passado, especificamente para o ano de 1979. Segundo o Dr. Eurico Teles, em 1979, a Receita Federal solicitou que fosse criada uma campanha publicitária com intuito de divulgar o programa de Imposto de Renda tendo como foco uma estratégia publicitária como forma de ampliação das arrecadações.
Assim, após uma longa conversa e análise, o leão virou o símbolo para ações publicitárias referentes ao Imposto de Renda. O responsável pela criação do desenho do animal ficou sob a responsabilidade do publicitário José Zaragoza. Com a ideia finalizada, a primeira campanha saiu em 1980. O advogado Eurico de Jesus Teles Neto comenta comenta que no comercial havia uma frase que dizia o seguinte: “leão é manso e justo para quem faz tudo direito”.
Entenda porque um um leão
Um ponto muito interessante é a escolha do leão como símbolo do Imposto de Renda, muitos motivos levaram à escolha do animal como representante publicitário da arrecadação, porém vale dizer que a explicação da Receita Federal até que faz um sentido. O primeiro ponto é que a justificativa está no fato do leão ser considerado rei dos animais, mas nunca atacar sem avisar. Isso estabelece uma relação direta com o período da declaração do imposto de renda que sempre é informado à população.
Além disso, o advogado Eurico de Jesus Teles Neto comenta que o leão é considerado como manso em boa parte do tempo, entretanto não é um bicho, conseguindo ser justo e leal. Por esse motivo é que as campanhas publicitárias da receita federal tinham como frase “o leão é manso, mas não é bobo”.
Vale ressaltar que o termo ganhou fama e passou a ser muito usado pela população, que curiosamente os dicionários Houaiss, Aurélio, Sacconi e o Dicionário da Academia Brasileira de Letras deram ao leão o conceito de órgão responsável pela arrecadação do Imposto de Renda, ou seja, não conceituam o imposto propriamente.
Por fim, apesar da fama do termo, hoje em dia, a Receita Federal não utiliza o leão nas campanhas de arrecadação de impostos. Contudo, a fama foi muito grande e até hoje, o leão ainda é referenciado quando se refere ao temido e famoso Imposto de Renda. Essas curiosidades são interessantes para aprender sobre cultura e história de aspectos relacionados indiretamente ao direito. Por isso, procure por mais informações desse tipo.