Diferença entre público-alvo e persona para estratégia de marketing digital do seu negócio.

Grod Merth
Grod Merth
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Tanto a definição de público-alvo como a definição de persona são pontos cruciais para uma estratégia de marketing digital assertiva para seu negócio.

Geralmente essas ferramentas são aplicadas em momentos diferentes na sua estratégia de marketing digital, até porque, como veremos no decorrer desse artigo, há diferença entre público-alvo e persona.

Primeiro vamos entender, de forma breve, a importância de ter o público-alvo e personas muito bem definidos.

Toda empresa precisa vender algo para alguém, seja um serviço ou produto. E, naturalmente, para vender algo é preciso um comprador. Mesmo no B2B, temos uma pessoa responsável pela compra.

Quando identificamos quem é nosso potencial comprador, temos uma chance maior de assertividade na comunicação, aumentando as chances de êxito na venda e reduzindo gastos, uma vez que não investimos naqueles que não comprarão o produto.

Portanto, esse é o principal objetivo de definir o público-alvo e a persona do seu negócio. Vamos entender um pouco sobre público-alvo e persona no marketing digital.

O que é o público-alvo no marketing digital?
Mais abrangente que persona, o público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes que fazem deles potenciais consumidores do seu produto ou serviço.

As características do público-alvo envolvem desde dados demográficos até poder aquisitivo. Vale ressaltar que não há uma regra específica de quais requisitos o seu público-alvo deve atingir, mas partindo da premissa de que quanto mais específico, maiores serão as chances da sua marca se conectar com potenciais clientes, é importante preencher o máximo de requisitos possíveis.

Assim como a Análise SWOT, definir o público-alvo está entre as primeiras etapas para uma campanha de marketing digital que gera resultados.

Dessa forma, os principais pontos para definir o público-alvo são:

  • Gênero
  • Idade
  • Localização
  • Profissão
  • Formação
  • Renda média
  • Interesses
  • Hábitos de consumo
    Dessa forma, conseguimos chegar, por exemplo, na seguinte definição de público-alvo:

“Homens de 30 a 40 anos que moram na região do ABC paulista, advogados, possuem ensino superior completo, tem uma renda média de R$5.000 a R$7.000 mensais, se interessam por noticiários e gostam de fazer compras online.”

Qualquer outra informação relevante pode ser adicionada na definição de público-alvo. O grande objetivo aqui é entender quem vai comprar de você.

Saber quem é seu público-alvo é fundamental para comunicação da sua campanha de marketing digital, além de gerar outros insights em relação ao seu produto e atendimento.

O que é uma Persona no Marketing Digital?
O público-alvo tem como característica ser mais abrangente. Já a Persona, como o próprio nome diz, é a descrição de uma pessoa que represente o cliente ideal para seu negócio.

Vale lembrar que persona não precisa necessariamente retratar somente um perfil de cliente ideal. Um mesmo produto pode ser vendido para mais de um tipo de pessoa, e nesse caso podemos ter mais de uma definição de persona.

A persona se enquadra dentro das características do seu público-alvo. Ou pelo menos da maioria dessas características. Caso tenha uma divergência muito grande, alguma coisa pode estar errada.

Além dos critérios já mencionados na definição de público-alvo, para definir uma persona devemos levar em consideração:

  • Características sociais
  • Estilo de vida
  • Interesses
  • Engajamento
    Trabalhando especificamente para o Marketing Digital, também é importante considerar:
  • Frequência de uso na internet
  • Rede social favorita
  • Índice de rejeição a anúncios
  • Poder de compra online
    Nesse caso, podemos até dar nome a nossa persona, e teríamos por exemplo, um resultado como esse:

“Juliana, 25 anos, mora na zona sul de São Paulo, estudante de gastronomia, trabalha em um restaurante de culinária italiana, gosta de viajar, ir ao teatro e cinema e não abre mão de comer em bons restaurantes. Solteira, ainda mora com os pais, tem um pet, é favorável a causa animal mas não é vegetariana. Gosta de usar o Instagram para conhecer novos restaurantes, lojas de roupas e de sapatos e descobrir novos lugares para viajar. Suas principais postagens em redes sociais são de suas viagens e de pratos que ela mesma faz. Realiza compras online com frequência, principalmente acessórios de decoração e moda. Tem predisposição a aceitar novos produtos, principalmente de marcas que se mostram engajadas com causas sociais.”

A definição de uma persona é mais rica em detalhes do que a definição de público-alvo no marketing digital. Isso ajuda você a conhecer melhor o perfil de consumidor ideal para sua marca e criar campanhas que possam conectar sua marca com esse público de forma mais assertiva.

Quando falamos de Inbound Marketing, é crucial definir uma persona. Dessa forma você consegue abrir o leque de conteúdos relevantes para seu público que não estão necessariamente atrelados ao seu produto.

Criar uma persona não é uma tarefa fácil. Faça bastante pesquisa, estude e analise seu público. Se você já tem um produto ou serviço no mercado, identifique aqueles que são seus melhores consumidores. Você pode usá-los como referência para criar sua persona.

Definição de Público-alvo e Persona no Marketing Digital
Definição de Público-alvo e Persona no Marketing Digital

Uma dica importante: Não defina seu público-alvo e persona com muita pressa. Faça isso com calma, analise e se for preciso, refaça. Seja honesto e realista quando definir seu público-alvo. Entenda para quem o seu produto é feito. Não se iluda com um público que possa ter um poder de compra maior se o seu produto não foi feito para ele.

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