Qual o perfil de liderança de sucesso? Conheça 9 tipos!

Grod Merth
Grod Merth
10 Min Read

O perfil de um líder de sucesso envolve, é claro, liderança. Mas existem 9 perfis de liderança diferentes, conheça o seu!

Principais aprendizados deste artigo:

  • O líder carismático é bom comunicador, gera admiração e influencia a equipe a dar o seu melhor. O perfil de um líder de equipe cuidadoso pode ser definido como aquele que consegue ouvir liderados e clientes para desenvolver melhorias constantes.
  • O líder emocionalmente inteligente sabe lidar com seus próprios sentimentos, por isso lidera melhor a sua equipe. Já o líder narcisista pode ser difícil de lidar por ser muito autoconfiante, mas costuma trazer bons resultados de vendas em tempos de crise.
  • O líder determinado se destaca por não desistir quando encontra obstáculos, é assertivo e motiva a equipe. O líder contagiante, por sua vez, motiva a equipe por meio da positividade e sempre busca crescimento.
  • O contador de histórias é um estilo de liderança que possui oratória impecável e encanta seu time por meio de narrativas que evocam confiança, superação e positividade.
  • O líder investidor é motivador, eficiente e se destaca por confiar no potencial da sua equipe – ele ajuda os colaboradores a se desenvolver. Já o líder paternalista defende os interesses da equipe e preocupa-se com a satisfação de todos fazendo uma excelente gestão dos talentos.
  • Seja qual for o perfil do líder, é essencial contar com uma equipe de alta performance que saiba aproveitar as melhores oportunidades para garantir bons resultados.
  • Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade.

Mas, afinal, o que é um líder?

Segundo o renomado consultor e professor de Recursos Humanos, Idalberto Chiavenato, “o que é um líder senão aquele que exerce a liderança que lhe foi conferida?”. Ele comenta:

“A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa [o líder] influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes”

Assim, o perfil do líder se refere ao seu poder de influenciar pessoas. E, sobre esse assunto, podemos recomendar nossa postagem: 4 livros famosos sobre a arte de influenciar pessoas

Nesse contexto, o perfil de um bom líder de equipe, que procura o sucesso, deve ser o de um indivíduo que sabe influenciar os que estão à sua volta. E, para isso, existem diversos perfis de liderança.

Confira cada um deles e tente descobrir qual é o seu!

9 tipos de liderança: qual o perfil de um bom líder?
Como identificar o perfil de um líder de equipe de sucesso? Quais características são necessárias para se encaixar em determinados tipos de liderança? Agora, vamos falar sobre os nove perfis para você entender onde se encaixa.

É importante atentar-se a algumas questões: pode ser que diferentes tipos de lideranças tenham características em comum. Ao mesmo tempo, é possível que você se identifique com determinados pontos de cada perfil.

E está tudo bem! O essencial é conhecer cada um deles sempre procurando desenvolver uma liderança positiva para sua equipe.

  1. Carismático
    Esse é um dos perfis mais fáceis de serem identificados. É aquele líder que consegue levar mais leveza para o ambiente de trabalho, fazendo com que os colaboradores se sintam bem em fazer parte da equipe e conduzindo o time com igualdade e responsabilidade.

Normalmente, esse perfil de liderança consegue motivar e impulsionar a sua equipe por meio do exemplo, inspirando mais confiança no trabalho de cada um.

As principais características de um líder carismático são:

Bom comunicador;
Autoconfiança;
Gerar admiração;
Tendência a assumir riscos;
Influencia a equipe a dar o seu melhor.

  1. Emocionalmente inteligente
    O líder emocionalmente inteligente é aquele que sabe lidar com seus próprios sentimentos e, por isso, também consegue liderar melhor a sua equipe. Isso porque, por serem conscientes de suas próprias emoções, conseguem nutrir emoções positivas na sua equipe.

No perfil de líder emocionalmente inteligente, podemos apontar como as principais características:

Autoconsciência;
Empatia;
Positividade;
Acessível;
Bom ouvinte.

  1. Cuidadoso
    O perfil de um líder de equipe cuidadoso pode ser definido como aquele que consegue ouvir as pessoas (tanto os seus liderados quanto clientes ou personalidades com maior autoridade) para desenvolver melhorias constantes.

Por isso, seus maiores atributos são:

Bom ouvinte;
Criterioso;
Observador;
Exigente.

  1. Narcisista
    Um dos maiores desafios desse perfil de liderança é que ele pode ser difícil de lidar, exatamente por ser muito autoconfiante. Entretanto, também pode trazer bons resultados para a empresa, principalmente em tempos de crise. Entre seus pontos fortes, podemos citar:

Imponentes;
Visão objetiva;
Produtividade;
Alto desempenho.
Veja também: 11 dicas de planejamento estratégico em momentos de crise

  1. Determinado
    O tipo de liderança do líder determinado se destaca por não desistir quando encontra diferentes obstáculos. Pelo contrário, se esforça para tomar as decisões mais assertivas com as informações que possui.

Isso ainda ajuda a incentivar e motivar a sua equipe positivamente, já que está sempre em busca de entregar resultados da melhor maneira. Seus principais atributos são:

Firmeza nas decisões;
Destemido;
Procura dar o melhor à sua equipe;
Enfrenta os problemas de cabeça erguida.

  1. Contagiante
    Um líder contagiante observa os seus colaboradores e procura maneiras de fazer com que todos consigam se desenvolver da melhor forma, sempre em busca de crescimento. Lidam com isso com objetividade e motivam sua equipe por meio da positividade. As características que mais se destacam são:

Positividade;
Transparência;
Boa comunicação;
Firmeza.

  1. Contador de histórias
    O contador de histórias é aquele que encanta seu time por meio das histórias. Afinal, nada melhor para trazer os sentimentos e valores certos (confiança, superação, positividade) senão pela narrativa. Se evidenciam pelos aspectos:

Oratória incrível;
Empatia;
Envolvente;
Encorajador.

  1. Investidor
    O perfil de liderança do investidor se destaca por confiar no potencial da sua equipe. Isso significa que ele observa os seus colaboradores para identificar as aptidões de cada um. A partir disso, consegue desenvolvê-las melhor seja por mentoria ou treinamentos.

As principais características são:

Observador;
Analítico;
Motivador;
Eficiente.

  1. Paternalista
    Como o próprio nome indica, o líder paternalista é aquele que acaba assumindo o papel semelhante ao de pai dos seus colaboradores. Isso significa que defende os interesses da equipe e preocupa-se com a satisfação de todos. Os principais pontos positivos que podemos ressaltar dessa liderança são:

Coloca o bem-estar das pessoas em primeiro lugar;
Incentiva o relacionamento interpessoal;
Cria um ambiente flexível;
Aumenta a confiança.
Qual o perfil de um líder de sucesso?
Quando pensamos sobre qual o perfil de um bom líder, não podemos deixar de pensar que é aquele que pensa além dos resultados, mas também na individualidade e felicidade dos colaboradores da sua equipe.

O que isso significa? Todos nós temos sonhos, certo? E se queremos saber o que é ser líder de uma equipe, devemos entender que um time de sucesso também valoriza os sonhos pessoais dos outros.

Afinal, essa é uma das principais formas de motivar os vendedores. Mostrar que, com cada venda concluída ou contrato fechado, ele está mais próximo de alcançar suas metas pessoais.

Mas como é possível associar essas duas questões? Com o Funil dos Sonhos!

O objetivo do Funil dos Sonhos é conectar metas pessoais e objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.

Basta que o vendedor insira na ferramenta as informações sobre o sonho buscado (casa própria, viagem, carro, etc.) e dados sobre sua produtividade e cadência de vendas.

Depois, é só esperar que o sistema cruze os dados e gere um dashboard visual, indicando quais as metas que precisam ser cumpridas para que a realização do sonho seja possível no prazo estipulado pelo vendedor.

Acrescente uma dose extra de propósito ao trabalho da sua equipe com o Funil dos Sonhos!

Compartilhe este artigo
Leave a comment