Condomínios do futuro: tecnologias que estão revolucionando a forma de viver

Grod Merth
Grod Merth
4 Min Read

Os “condomínios do futuro”, que apostam em soluções tecnológicas para trazer mais conforto para o dia a dia dos moradores, têm se tornado uma tendência que acompanha o crescimento da busca por condomínios residenciais nos últimos anos.

Impulsionado por diversos fatores, esse crescimento é também motivado pelo desejo por segurança, a busca por comodidade no dia a dia e a oportunidade de viver em uma comunidade que abraça esse estilo de vida.

Mas o que podemos esperar para os próximos anos? Até o momento, os condomínios se destacavam por oferecer infraestrutura completa, com diversas opções de lazer e segurança reforçada. Porém, a grande novidade são as soluções tecnológicas, que estão tornando a escolha de viver em um condomínio ainda mais inteligente e prática. Confira!

Segurança remota

A equipe de colaboradores pode ser um dos diferenciais de um condomínio; contudo, quando o assunto é segurança, o mercado oferece soluções de alta performance para portarias condominiais.

A segurança remota automatiza os processos para substituir a presença física de um porteiro no local de acesso. Os responsáveis da empresa de segurança gerenciam tudo à distância, garantindo a proteção do condomínio.

Além disso, para trazer maior segurança aos moradores, atendentes especializados realizam rondas preventivas e monitoram os alarmes. Essa abordagem reduz os custos com a equipe de segurança sem colocar em jogo a proteção do condomínio.

Energia sustentável

O uso de energia solar em condomínios tem se tornado cada vez mais popular, e com razão. Essa escolha não só é amiga do meio ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes, mas também é amiga do bolso dos moradores.

Com a adoção de painéis solares, os custos com eletricidade são significativamente reduzidos, proporcionando uma economia a longo prazo para todos os residentes. Além disso, uma vez instalados, os painéis fotovoltaicos precisam de pouca manutenção.

Eles ainda são um investimento inteligente, já que, além de todos esses benefícios, ainda agregam valor aos imóveis do condomínio.

Automação residencial

Casas automatizadas, ou casas inteligentes, são uma tendência que só cresce. Essa tecnologia permite que os moradores controlem e gerenciem diversos dispositivos e sistemas dentro de suas residências de forma automatizada e remota.

Através de smartphones, tablets ou assistentes de voz, é possível controlar o sistema de iluminação, temperatura, aparelhos eletrônicos, sistemas de segurança, cortinas, entre outros elementos.

As casas inteligentes oferecem comodidade e economia ao permitir que os moradores programem dispositivos para, por exemplo, criar ambientes confortáveis, ou agendar o acionamento das luzes e do ar condicionado para economizar energia.

Mercados no condomínio

Muitos condomínios optam por se localizar em áreas afastadas dos grandes centros urbanos, buscando proporcionar tranquilidade aos seus moradores. No entanto, essa escolha frequentemente tornava tarefas simples, como ir ao mercado, uma verdadeira viagem. Felizmente, essa realidade ficou no passado com o surgimento de mercados dentro dos condomínios.

Esses mercados funcionam como lojas de conveniência, oferecendo uma ampla variedade de itens, desde alimentos perecíveis e não perecíveis, bebidas, até produtos de limpeza e higiene pessoal. Tudo é adaptado de acordo com a proposta do condomínio e a demanda dos moradores.

Em alguns casos, essas unidades operam 24 horas por dia, adotando o sistema de autosserviço, o que elimina a necessidade de funcionários presentes. Além disso, alguns mercados nos condomínios oferecem a opção de pagamento por aplicativo, trazendo ainda mais comodidade aos moradores.

Compartilhe este artigo
Leave a comment