O direito trabalhista concede diversos direitos que visam garantir a saúde e estabilidade dos trabalhadores. Diante disso, o Dr. Bruno Burilli Santos entende que o direito às férias pode auxiliar no combate à corrupção dentro do âmbito empresarial. Quer saber como? Continue lendo e confira.
Quem tem direito a férias?
Conforme explica o advogado Bruno Burilli Santos, as férias é um direito concedido para todos os trabalhadores que possuem um registro formal, sendo protegidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que, por sua vez, determina que para possuir esse direito, o trabalhador deve permanecer em uma empresa por no mínimo 12 meses.
Logo, o direito às férias é concedido a todos os funcionários que possuem um registro formal, e para todos os estagiários, desde que estejam trabalhando na empresa por no mínimo 12 meses. Assim, é concedido o período de 30 dias corridos de férias, sendo que o mesmo pode ser dividido em dois períodos de 15 dias.
Como o direito às férias auxilia no combate à corrupção?
Desse modo, como aponta o apoiador do combate à corrupção Bruno Burilli Santos, levando em consideração que os direitos trabalhistas impedem que os empregadores abusem de seu poder e explorem ilegalmente seus funcionários, o direito às férias desempenha um papel fundamental no combate à corrupção.
Isso porque, ele impede que o empregador se beneficie com a privação desse direito aos seus funcionários, sem sair impune. Portanto, o direito em questão evita que o mesmo faça seus funcionários trabalharem sem descanso, visando obter maior lucratividade e economia para a empresa, já que não terá que arcar com custos para substituir o colaborador no período que ele permanece de férias.
Qual a importância do combate à corrupção?
Por fim, como comenta o advogado Bruno Burilli Santos, visto que a corrupção é extremamente prejudicial, é importante combater a mesma no âmbito empresarial para garantir o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, fortalecer o poder democrático da população, e contribuir para o desenvolvimento financeiro do país.
Vale lembrar que o combate a corrupção começa pelas coisas pequenas, isto é, com a empresa cumprindo corretamente com seu papel, concedendo todos os direitos de seus funcionários, como férias, pagamento do INSS, FGTS, auxílio transporte, vale alimentação/refeição e o pagamento do 13º salário.
Auxilie no combate à corrupção. Dê aos seus funcionários os benefícios que manda a lei!