Você sabia que o direito e cidadania são fatores muito importantes para a nossa sociedade? Para Francisco de Assis e Silva JBS, o direito e cidadania são dois essenciais pontos de uma pessoa inserida em determinada sociedade, independente se ela nasceu naquele país ou é um imigrante. Confira, neste artigo, tudo sobre esses dois aliados da população.
Sobre direito e cidadania: como alguém exerce?
O direito e cidadania é concebido a alguém quando aquela pessoa nasce em um país com direitos de diversos tipos, como casa, transporte e alimentação, por exemplo, mas muitos países não proporciona isso aos seus cidadãos, o que resulta na imigração, tornando a vida dessas pessoas cada vez mais difícil e cada vez mais sem direitos que são essenciais para a sobrevivência.
O advogado Francisco de Assis e Silva JBS acredita que os países que não proporcionam aos seus cidadãos os direitos básicos e essenciais, perdem cada vez mais a humanidade e sensibilidade para com os seus cidadãos, fazendo com que eles saiam de lá em busca de direitos civis que os ajudem a viver decentemente como um cidadão comum e honesto merece.
Liberdade, igualdade e fraternidade
Quando falamos sobre direito e cidadania, é impossível não pensar na revolução Francesa, não é mesmo? Os primeiros resquícios de direitos humanos começaram por lá, afinal, essa revolução foi a favor da abolição da monarquia absolutista para instaurar mais poder para os cidadãos e fazer com que eles tenham mais direitos civis e mais participação na política.
Segundo Francisco de Assis e Silva JBS, esse foi só o começo para que as reivindicações dos cidadãos da maioria das nações começassem a ganhar força em busca de direitos e deveres dos cidadãos e do Estado. Até hoje, muitas nações ainda lutam por direitos básicos, então é preciso que outros países deem atenção a esses movimentos para dar força a eles e conseguirem conquistar seus direitos.
Os imigrantes
Mas e os imigrantes, será que eles têm direito e cidadania? Os imigrantes têm, sim, direito e cidadania! O fato de virem de outro país não muda o quanto eles contribuem para o desenvolvimento do nosso, fazendo com que nossa economia tenha ajuda em seu ciclo e até mesmo realizando trabalhos que muitos cidadãos de determinado país se recusam a fazer. Então, sim, eles têm todo direito e cidadania, mesmo que para eles ainda seja um pouco difícil conseguir.
De acordo com Francisco de Assis e Silva JBS, todos devem ter a oportunidade de ter acesso a direitos essenciais, afinal, ninguém nasce conquistando tudo, principalmente quando falamos sobre pessoas imigrantes ou até mesmo refugiados que carecem de um trabalho, moradia, alimentação ou educação. Liberdade, igualdade e fraternidade devem estar acima de tudo, principalmente quando falamos sobre direito e cidadania.